PROTECTED SPECIES

DINO é uma máquina fresadora vertical de alta velocidade com pórtico fixo e mesa móvel, adequado para usinagem complexa, com 5 eixos contínuos. A otimização do dimensionamento, obtida com os mais avançados instrumentos de análise FEM, juntamente com o uso de sistemas de transmissão de última geração, combinam as necessidades de alta produtividade com a flexibilidade e precisão, e determinam um novo ponto de referência do setor. As estruturas da DINO são inteiramente fabricadas de ferro fundido estabilizado, uma escolha de prestígio que qualifica o produto e melhora o desempenho em termos de rigidez e capacidade de amortecimento. A configuração do pórtico fixo com o painel de botões giratório a 180°, permite ao operador ter um perfeito controle das operações e das ferramentas de ambos os lados da máquina. O operador permanece sempre na posição ergonómica ideal durante todo o processo de usinagem da peça. O movimento dos eixos efetua-se através de guias lineares de esferas recirculantes pré-carregadas. O sistema de acionamento efetua-se por meio de fusos de esferas temperados e retificados, com castanha pré-carregada.

Nos eixos longitudinais e transversais o parafuso é fixo e o fuso rotativo para minimizar a inércia das massas em movimento. O sistema exclusivo FTA permite a troca dos acessórios de fresagem de modo totalmente automático e garante, sem compromissos, a máxima flexibilidade de utilização o melhor desempenho tanto em desbaste como em acabamento. A mesma máquina pode ter vários mandris de fresa com várias características de torque/potência/rotações. A cabeça universal de fresagem de 5 eixos Direct Drive TULCE é uma solução única da FPT, o resultado da capacidade de inovação que desde sempre caracterizou a empresa. Essa solução permite fresar em 5 eixos contínuos com velocidade de rotação e com níveis de precisão não obtidos com os sistemas tradicionais. A morfologia particular dos corpos e a utilização de um ângulo de 50° entre os eixos, permite repor a perda de campo no trabalho de rotação horizontal-vertical do mandril e de assegurar trabalhos em contradesmolde a 10°, para atingir as partes da peça de outra forma não acessíveis. Desempnehos exclusivos que são obtidos com a cabeça DD FPT com extrema simplicidade em comparação com as soluções tradicionais, e grande vantagem para a confiabilidade e o desempenho mantido ao longo do tempo.
DINO está equipada com uma cabina de segurança integral que permite a contenção e recolha de aparas e líquidos, sem a contaminação do ambiente circundante. Um sistema de portas deslizantes telescópicas permite a abertura total da área de carga e descarga e o fácil posicionamento da peça de trabalho no plano da mesa móvel. De acordo com a filosofia da FPT, o controle das derivas térmicas é efetuado através da termoestabilização de fontes de calor internas, como através de um modelo termo-simétrico, permitindo seguir as variações de temperatura da peça de maneira síncrona. DINO pode ser personalizada com uma ampla gama de opções e soluções que lhe permitem satisfazer os pedidos mais específicos para uso nos setores de usinagem aeronáutica, de usinagem mecânica de alta precisão mecânica e na construção de moldes e modelos para os centros de torneamento.