DYNAMIC PROFITABILITY

A STINGER, graças ao desempenho dinâmico e sua versatilidade, encontra aplicações na fabricação de moldes seja na parte de figura como na mecânica e na usinagem aeronáutica.
Uma solução original, que fornece um eixo de rotação na cabeça de geometria universal e um na mesa giratória que permite obter um campo de trabalho efetivo extraordinariamente grande quando comparado com os cursos dos eixos. A cabeça incorpora o sistema patenteado e utilizado na Dino, permite a usinagem em contradesmolde e tem um "pivot" negativo que permite utilizar do melhor modo o curso vertical da corrediça.                                                                                                         O curso do eixo longitudinal permite afastar o eixo de rotação da mesa do eixo corrediça, e portanto poder trabalhar com ferramentas compridas nas paredes laterais da peça . A rotação da mesa e da cabeça é contínua e é obtida com motores diretos (Direct Drive) que permitem uma elevada velocidade de rotação e de posicionamento; a ausência de órgãos mecânicos de rotação reduz a manutenção e permite uma maior fiabilidade e precisão.
Os eixos de rotação podem ser utilizados como eixos de posicionamento contínuo ou como eixos interpolados para a usinagem a 5 eixos. As opções incluem troca de ferramenta, troca do eletromandril, sondas de medição da peça, dispositivos de controle de ferramentas, sistemas de refrigeração, aspiração de fumos, remoção de aparas. A configuração particular também permite uma excelente ergonomia do lugar de comando, possível em ambos os lados, uma fácil e segura carga/ descarga de peças e uma visibilidade excecional dos processos.